Chapada Diamantina

Um sonho diamantino. Foram 10 meses morando e trabalhando na Chapada Diamantina, tempo bom para explorar a região do Parque Nacional e seu entorno. Centenas de quilômetros mapeados de trilhas, travessias, rios, cachoeiras e picos. Toda essa informação, que não é fácil de conseguir, está disponibilizada aqui no blog.

1. Guia rápido dos atrativos da Chapada Diamantina
Todos atrativos devidamente visitados, seja em 2014, 2015, 2017 ou 2018.



2. Travessias e circuitos
Travessias e circuitos realizados no Parque Nacional nos anos de 2017 e 2018.


Morro da Lapinha e Morro Branco

3. Trilhas
Trilhas que mereceram menção honrosa e maior detalhamento.

2 comentários:

  1. fala Hélio, blz?!

    seguinte: pretendo ir ao Vale do Pati na segunda quinzena de junho, e o objetivo é fazer a travessia do Vale.

    tou bolando um roteiro da minha cabeça pra isso, rsrs, e queria uma opinião sua, se possível.

    minha ideia básica é essa:

    1) iniciar em Andaraí e entrar no Vale pela Ladeira do Império
    2) pegar a trilha do Calixto e ir até o Rancho
    3) Rancho até a outra extremidade do Vale
    4) sair do Vale. Aqui que gostaria de uma opinião sua, pois tou visualizando 3 maneiras para essa saída: 1 = via Ladeira do Império; 2 = via leito do Pati e Paraguassu - Rampa do Caim; 3 = via Cachoeirão por cima - Mucugê. qual dessas 3 saídas vc acha mais bacana/viável? gosto muito de visual e, por isso, tou tendendo sair pelo "leito do Pati e Paraguassu - Rampa do Caim" ou pelo "Cachoeirão por cima - Mucugê".

    tou indo sozinho e a intenção é fazer essa pernada nuns 7 dias. não irei caminhar com cargueira todos esses dias, pois tirarei uns dias para aproveitar os atrativos do interior do Vale.

    valeu!

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, beleza Alexandre? não sei se vou conseguir te auxiliar pela data da minha resposta rs. porém, caso ainda não tenha partido, e também para que fique de registro: das 3 opções, eu não conheço a via leito do Pati/Paraguaçu, porém já estive no Caim. sem dúvida a mais "selvagem". a Ladeira do Império tem um pouco de visual na saída do Pati e na descida pega o visual de Andaraí e entorno. já passei ali 2x, não tenho grandes recordações (não acho que tenha visto nada de especial rs). a subida do Cachoeirão pela "fenda do Cachoeirão" tem um visual bem interessante, na minha opinião um dos melhores do Pati, porém a saída para Mucugê é uma longa trilha pela monotonia dos gerais, com um ou outro visual mais impactante. minha sugestão: aproveitar todos esses dias no Pati para fazer o Cachoeirão por cima e por baixo, numa dessas você passa pela fenda do Cachoeirão (que é diferente da fenda da Prefeitura). e se tiver na pegada de um rolê mais bruto, desça pelo cânion do Pati e suba pela rampa do Caim (de quebra você aproveita para visitar o cânion do Guariba, acho que é esse o nome, local pouco conhecido pelos turistas). é isto, espero ter ajudado, bons ventos!

      Excluir