Brasil Central - 23 dias

Uma jornada de 23 dias e aproximadamente 4.800km, passando por Goiás, Tocantins, Bahia e Minas Gerais, e curtindo a beleza da região central do Brasil: Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Chapada Diamantina e Serra do Espinhaço. Tudo isso numa moto, com muito planejamento e R$2.000 no bolso.





No norte goiano foram 8 dias em companhia das meninas de BH. Passamos por Formosa, Alto Paraíso e Cavalcante, onde conhecemos o Poço Azul, as cachoeiras do Rio Macaquinho, as atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, Santa Bárbara e as cachoeiras do Rio da Prata, já na divisa com o Tocantins.

Poço Azul

2ª parte: Jalapão

No leste do Tocantins uma extensa área de cerrado bem preservado. Foram 5 dias entre Ponte Alta e Mateiros, entre o cerrado sem fim e a areia pesada do, ainda, pouco explorado Jalapão. Sem guias e/ou agências, por conta própria. Passei pelo Cânion Sussuapara, Cachoeira do Lajeado, Cachoeira da Velha, Praias do Rio Novo, Dunas, Serra do Espírito Santo, Fervedouro do Ceiça e Cachoeira da Formiga; tudo isso acompanhado pelas incansáveis mutucas.

Cachoeira da Formiga

3ª parte: Chapada Diamantina

No centro do estado baiano a continuação (e fim) do Espinhaço mineiro. Foram 4 dias pela Chapada Diamantina, passando por Ibicoara e Vale do Capão, um povoado de Palmeiras. Conhecendo o Poço do Gavião e a Cachoeira do Buracão, além de um retorno à parte alta da Cachoeira da Fumaça.

Buracão


Depois de matar a saudade do nortão mineiro e da família, era hora de conhecer o último destino da viagem: Cachoeira das Fadas e do Telésforo, no distrito de Conselheiro Mata, em Diamantina, no meio da Serra do Espinhaço.

Telésforo

Nenhum comentário:

Postar um comentário