21/10/2018

Travessia Santa Bárbara x Curimataí

Eita Espinhaço que é grandimaisdaconta, sô! Depois de muito namorar a Cachoeira de Santa Rita, que conheci através de fotos do amigo Chico Trekking, chegou a hora de explorar um pouco mais dessa região central da Serra do Espinhaço.

No feriado de 7 de Setembro partimos para o norte mineiro, para uma caminhada de 3 dias entre Santa Bárbara (município de Augusto de Lima) e Curimataí (município de Buenópolis), cortando trechos de cerrado, campos de altitude, veredas e riachos.

1º dia: Santa Bárbara x Barragem Caída (Riacho d’Areia)

Deixamos BH no início da manhã de sexta, primeiro dia de feriado. Por volta das 06:15 já estávamos na BR-040, rumo ao norte de Minas. Um pouco de trânsito na saída da capital, mas, a medida que avançávamos, a viagem foi ficando mais tranquila. Parada rápida para um lanche reforçado antes de iniciar a trilha em Augusto de Lima. Depois foram mais 27km de asfalto até o vilarejo de Santa Bárbara, que fica no sopé da Serra do Espinhaço.

Estava tudo muito calmo por lá. Tentamos contatar o Mauro, que faria nosso resgate em Curimataí, mas ele tinha dado uma saída. Deixamos o carro na Pousada Sombra do Espinhaço, após sugestão do gerente, e tratamos logo de iniciar a caminhada.

Às 11:07 deixamos a boa sombra da pousada e começamos a caminhar pela rua principal do povoado, em direção a serra. O local estava uma tranquilidade só! Pelo caminho as casinhas com pinturas novas chamam a atenção. Poucos minutos depois chegamos ao fim da rua principal, onde fica o prédio da antiga fábrica de tecidos. Depois de algumas fotos do local, dobramos à direita e a estradinha de terra dá lugar a uma trilha, é o começo da subida da serra.

Neste início a trilha é bem ampla, trata-se de um leito precário de uma antiga estradinha, muito provavelmente abandonada após a construção das barragens. A subida é suave, mas o sol escaldante e o céu sem nuvens demonstravam que não teríamos vida fácil no primeiro dia. A vegetação de cerrado extremamente desfolhada e as rochas do chão irradiando o calor deixavam a subida um pouco mais difícil.

Barragem Santo Antônio

Na primeira bifurcação da trilha mantenho à esquerda, para seguir à direita logo adiante. Vamos nos aproximando da Barragem de Santo Antônio, onde chegamos às 11:50, depois de percorrer 1.8km. Diante do calor a vontade era de terminar a caminhada bem ali, ao lado daqueles poços de água bem fresca. Descansamos alguns minutos na sombra e antes que a lombeira batesse voltamos a caminhar.

Depois da barragem, a trilha alterna subidas moderadas com trechos de curta estabilidade. A vegetação ajuda em alguns pontos, impedindo que o sol incida direto nas nossas cabeças. Vamos nos afastando do leito do Riacho d’Areia e a trilha vai se encaminhando para sudeste. Passamos por uma nascente de um pequeno tributário, mas estava bem mirrada com pequenos poços de água parada. Neste ponto a trilha apresenta uma subida um pouco mais acentuada, ascendendo em direção a uma espécie de garganta no alto da serra.

No fim da subida mais puxada parei numa das poucas sombras do local para esperar o grupo se juntar novamente. Carol chegou logo depois e o Pedro e a Pati vieram na sequência. Descansamos um pouco mais e demos prosseguimento, agora seguindo por um campo cerrado em relevo mais estável. Às 13:17 passamos por uma tronqueira e vamos seguindo o leito de uma antiga e precária estradinha, sob um sol de rachar mamona. Algumas centenas de metros a frente passamos por uma capoeirinha, com várias trilhas para todos os lados, o que demanda um pouco de atenção na navegação.

Alguns minutos depois deixamos a estradinha em favor de uma trilha que seguia pela esquerda. As duas opções levam ao mesmo lugar: um pequeno tributário do Riacho d’Areia. Às 13:48, depois de percorrermos 6.3km, enfim sombra e água fresca! Rapidamente nos acomodamos na margem arenosa do pequeno córrego para hidratação e lanche. Este é o primeiro ponto de água após a barragem de Santo Antônio.

Pouco tempo depois, enquanto descansávamos, um barulho de moto foi ficando cada vez mais próximo. Logo surgiu um rapaz numa motinha estilo Mad Max, toda soldada para segurar o tranco daquelas estradinhas. Conversamos um pouco, ele falou que tava por ali tocando gado e que o povoado de Santa Rita estava pertinho (pertinho de mineiro, é claro!). Pouco depois de ir, ele passou voltando pela estradinha. E logo após foi nossa vez de cruzar o pequeno córrego para dar prosseguimento na caminhada.

Cruzamos o pequeno córrego alguns metros acima do ponto de passagem, num local com muitas pedras, onde não foi preciso tirar as botas. Passamos por uma cerca de arame farpado e retornamos à estradinha precária, por onde seguiríamos até a proximidade do nosso acampamento.

Algumas dezenas de metros depois do córrego passamos por um casebre caído, cercado por um arame novo, que conta com um belo pomar no quintal. Enquanto catava alguns limões, um barulho alto e forte surgiu do nada. De pronto imaginei que uma caminhonete estava aproximando. Como não chegava nenhum veículo, logo veio a segunda hipótese: fogo! Um pouco acima do casebre um trecho de cerrado era sapecado pelas labaredas. A impressão era que o fogo tinha começado há instantes, já que o som das chamas sapecando surgiu do nada.

Nos apressamos para passar pelo fogo antes que as chamas se alastrassem para o outro lado da estradinha. Agora vamos subindo por uma área mais aberta, rodeado por um cerrado meio pálido. Próximo a um rancho, cruzamos uma tronqueira nova e continuamos pela estradinha, agora em melhores condições.

Em nível vamos nos aproximando do Córrego do Espinho, o cerrado vai dando lugar aos campos e os buritis que acompanham o leito do córrego surgem no horizonte. Às 15:32, depois de 9.1km, cruzamos o raso Córrego do Espinho, que forma alguns pocinhos mais abaixo. Continuamos à esquerda pela estradinha arenosa, já próximos do fim da caminhada. Pouco mais de 470 metros após a passagem pelo córrego, deixamos a estradinha para entrar em um rancho abandonado à esquerda.

O local tem uma construção centralizada no terreno e é rodeado por uma capoeirinha. Havia muita bosta de vaca no terreno, nem a parte de dentro do casebre foi perdoada! No fundo do terreno passa o Riacho da Areia, onde fica a “famosa” barragem caída, uma construção bem maior que as que existem a jusante, mas que não suportou a força da água e sucumbiu há poucos anos.

Barragem caída

Como o calor era demais e ainda estava cedo, deixamos as cargueiras junto ao casebre e tratamos de ir ao rio para tomar um banho. O Riacho da Areia não tem muitos poços excelentes, mas achamos um bom remanso a 100 ou 150 metros acima do casebre. Fiquei por lá até próximo ao fim da tarde. Com o sol mais baixo foi possível pensar melhor num local para armar a barraca, numa área com menor densidade de cocô de vaca. rs

A noite foi bem fresquinha no alto da serra. Como o local era descampado, o vento atrapalhou um pouco na hora de cozinhar, mas conseguimos fazer uma bela barreira com algumas telhas. Depois das tarefas usuais de acampamento, descanso!

Neste dia caminhamos 9.6km.

2º dia: Barragem Caída x Rio Preto

Acordamos cedo, logo após o sol dar as caras no alto da serra. Com tranquilidade desfizemos o acampamento e às 8:30 demos início à segunda parte da nossa jornada. O tempo estava bem aberto, indicando que teríamos mais um dia de sol forte. Deixamos o rancho e fizemos o caminho inverso do final da tarde anterior. Um pouco antes de atravessar o Córrego do Espinho, deixamos a estradinha em favor de uma trilha um pouco discreta que seguia pela direita, se aproximando das veredas.

Na parte de baixo do terreno temos as belíssimas veredas do Córrego do Espinho, enquanto na parte alta, a nossa esquerda, tínhamos um vigoroso cerrado. São muitas bifurcações e trilhas paralelas neste trecho, o caminho a ser seguido depende do quão perto o caminhante deseja passar das veredas. Como um amante dessas paisagens, logo tratei de passar o mais próximo possível, com direito a muitas paradas para contemplação.

Veredas do Espinho

Vamos avançando por um terreno suave, em ligeiro aclive, no sentido leste-sudeste. Passamos por uma tronqueira e também por uma moto, que estava estacionada numa pequena sombra ao lado da trilha, cercada por alguns fardos de uma plantinha do cerrado. Ainda que curiosos com a situação, demos prosseguimento e às 9:44, depois de percorrer 4km, cruzamos o pequeno Córrego Três Paus, um dos poucos pontos de água do dia. Aproveitamos a parada para beliscar uns aperitivos enquanto enchíamos nossas garrafinhas.

Depois de cruzar o córrego tem início um curto aclive com inclinação moderada. A trilha deixa o sentido leste e começa a avançar no sentido nordeste. Agora seguimos em ligeiro aclive, por um trecho de campos com pouquíssima sombra. Em alguma parte daqueles campos, avistamos um senhor na parte baixa do terreno, colhendo algumas plantas e acompanhado por alguns cachorros. Talvez fosse o dono da moto. Acenamos de longe e seguimos caminhando.

A trilha vai se aproximando de um trecho de cerrado e vários caminhando vão surgindo por todos os cantos. Tomamos um trilho mais consolidado que seguia para o norte, mas logo depois demos uma guinada para leste, seguindo por outro trilho também consolidado. A subida volta a ficar um pouco mais forte. No horizonte já avisto alguns bois e vacas, que percebem a nossa presença e começam a se afastar. Depois de passar por tronqueira, cruzamos uma das nascentes do Córrego Três Paus. Ao lado do local onde a água corria mirrada, havia um copo improvisado, feito de garrafa de plástico cortada, para ajudar a matar a sede de quem passa por ali. Como a água era pouca, passei sem abastecer.

Seguimos subindo, agora por um campo aberto, nos aproximando de uma boiada que pastava por ali. Os animais se empolgaram com a nossa presença e se fixaram na gente. Enquanto Carol planejava uma forma de escapar da chifrada de um dos bois, esperamos o Pedro e a Pati se aproximarem para passarmos todos juntos. Por algumas centenas de metros fomos seguidos de perto pela boiada curiosa, que muito provavelmente esperava ser agraciada com algum salzinho ou coisa do tipo. Depois de um tempo, vendo que não ia ter sal nenhum, eles caíram na real e voltaram pras suas atividades usuais.

A trilha dá uma estabilizada e o aclive vai ficando cada vez mais suave, vamos nos aproximando do limite norte da Serra Capão da Onça, com amplos visuais para toda a região do entorno. Salta aos nossos olhos a bela formação rochosa da Serra do Tigre, ao leste. No topo da serra, aproveitamos uma das poucas sombras oferecida pelo cerrado para descanso e lanche.

Depois de alcançarmos a beira do Capão da Onça, iniciamos a descida rumo ao povoado de Santa Rita. Podia ter seguido por uma trilha que seguia para noroeste, mas preferi conhecer um suposto atalho. Depois de uma descida acentuada por afloramentos rochosos, chegamos a uma pequena porteira de madeira. A trilha mais consolidada seguia no sentido norte, mas primeiro exploro as trilhas que seguem acompanhando o capão de mata, nas cabeceiras do Córrego Paciência. Depois de alguns metros os caminhos vão se fechando e resolvo voltar. Pra minha surpresa o senhor que estava colhendo plantas lá nas cabeceiras do Córrego Três Paus já estava no nosso encalço, com um fardo de plantinhas na cabeça.

Seu Joaquim, como se apresentou, nos indica que o caminho é pela trilha mais batida. Enquanto contava algumas coisas sobre sua vida e a região, Seu Joaquim guiava nosso grupo, tomando a dianteira na trilha. Em relevo estável vamos seguindo entre capoeira e cerrado, nos aproximando de uma casinha que tínhamos visto de longe. Era a casa do Seu Joaquim! Quando chegamos na entrada da casa, fomos ensaiando uma despedida, mas ele como típico mineiro não podia deixar de nos convidar pra tomar um café. Esse tipo de pedido é praticamente irrecusável, não adianta argumentar, o melhor é aceitar e aproveitar o tempo pra prosear e descansar.

Espalhadas no quintal de casa, as plantas que Seu Joaquim colheu na serra secavam ao sol. Sua “namorada”, como ele nos apresentou, organizava as plantas já secas em pequenos fardos, que posteriormente seriam vendidos. É de onde ele tira um dinheirinho, como ele mesmo nos disse.

Aproveitamos a parada pra descansar mais um pouco e fugir do sol, que pra variar estava torrando nossos miolos. Depois do café, ainda abastecemos nossas garrafas com uma água gelada oferecida pelo Seu Joaquim. Bão dimais da conta!

Às 13:15 voltamos pra caminhada, agora subindo pela estradinha de acesso ao terreno do Seu Joaquim. Seguimos à direita numa bifurcação e vamos nos aproximando da estradinha que liga o bairro de Santa Rita ao pé da serra, nas imediações de Santa Bárbara e Curimataí. Passamos por uma cerca nova e descemos alguns metros pela estradinha, a qual deixamos em favor de uma trilha que seguia à esquerda, cortando um trecho de capoeira. Este é um atalho para evitar a volta que a estradinha dá, uma opção para quem não precisa descer ao “centro” de Santa Rita.


Cruzamos mais uma cerca e, na parte mais baixa do terreno, interceptamos uma estradinha. No horizonte, numa parte mais elevada, já avistávamos a capela de Santa Rita, local escolhido como nossa parada de almoço. Às 13:59, depois de 13.6km, entramos no terreno da capela e nos apossamos de uma área coberta para fazer nosso banquete. No fundo do terreno duas torneiras com água fresca para abastecer nossas garrafinhas.

Depois de uma boa parada, às 15:10 deixamos o terreno da capelinha, para cumprir o trecho final. O cansaço do calorão já batia, ainda mais que agora seguíamos por uma estradinha vicinal. No fim do ligeiro declive passamos por uma porteira, logo após corria vagarosamente o Córrego Grota de Santa Rita. Aproveitamos a sombra para mais uma parada. Eita calorão!

Depois de uma subidinha após o córrego, tornamos a descer, agora entrando em terras do Parque Nacional das Sempre-Vivas. Numa descida cascalhenta passamos por mais uma porteira, deixamos a estradinha em boas condições para seguir por um caminho mais antigo e erodido. Algumas motos de trilha passam no sentido contrário e vamos seguindo lentamente morro abaixo.

Passamos por um rancho e, mais a frente, por um brejinho, onde é preciso tomar cuidado pra não afundar as botas na água barrenta. Depois de passar por uma capoeira, descemos em direção a um pequeno córrego. A largura e a profundidade não permitiam atravessar sem tirar as botas, então voltei um pouco na trilha pra resgatar um tronco seco, que serviu de ponte. Seguimos por uma espécie de leito seco, à direita, subimos em direção a uma capoeira e cruzamos mais uma porteira. Poucos metros depois chegamos ao leito do Córrego de Santa Rita, que cruzamos com facilidade pelo leito rochoso.

Depois de uma pequena subida, entre vários afloramentos rochosos, a trilha estabiliza e segue em nível até o Rio Preto, onde chegamos às 17:00. Procuramos uma forma de atravessar sem tirar as botas, mas estava complicado. Enquanto o pessoal explorava rio acima, atravessei do jeito que deu, molhando um pouco. Na outra margem do Rio Preto deixei a trilha consolidada para seguir por um caminho à direita, que vai acompanhando o leito rio acima. Depois de pouco mais de 100 metros, encontro uma área para acampamento, onde arriamos às 17:08.

Rio Preto

Aproveitamos os últimos momentos do dia para um merecido banho de rio. Como o local era mais abrigado, além de estar no fundo de um vale, o vento não nos incomodou tanto durante a noite. Depois de alimentados, restou descansar, pois o dia seguinte prometia ser ainda mais cansativo!

Neste dia caminhamos 19.5km.

3º dia: Rio Preto x Curimataí

No terceiro dia fomos um pouco mais ágeis na desmontagem do acampamento e deixamos o Rio Preto às 8:07, com destino a cachoeira de Santa Rita. Continuamos pela trilha consolidada seguindo para o norte e, cerca de 800 metros depois do acampamento, deixamos a trilha para fazer o ataque à cachoeira. Escondemos as cargueiras atrás de umas árvores e seguimos somente com o necessário dentro de mochilas de ataque.

O acesso para a cachoeira de Santa Rita ainda não está definido e tampouco está consolidado. Trata-se de um trecho sem trilhas definidas, passando por afloramentos, vegetação rasteira e de porte arbustivo até chegar ao leito do Rio Preto. Depois basta descer pelo leito do rio até encontrar o tesouro do Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Às 09:06 chegamos ao topo da cachoeira e gastamos alguns minutos lá apreciando a belíssima vista. Depois foi o momento de cruzar o Rio Preto para sua margem esquerda e iniciar a descida por uma trilha discreta aberta em meio a mata. A descida exige bastante atenção em alguns pontos, devido aos desnível e pelo fato de ser uma trilha bem discreta. Sem muitas dificuldades realizamos a descida com sucesso e chegamos ao poço às 09:32.


A cachoeira é realmente maravilhosa, com um poço excelente para banho, além de poços menores próximos à queda, que possui entre 30 e 40 metros de altura.


Depois de algum tempo por lá, iniciamos o retorno às 10:53, já que ainda teríamos um bom chão pela frente! Foram quase 1h de caminhada até chegarmos ao local onde deixamos as cargueiras. Depois de reorganizar as coisas, hora de partir. Continuamos pela trilha consolidada no sentido norte por pouco mais de 900 metros, até chegar no Córrego Boqueirão dos Campeiros, um dos últimos pontos de água da travessia. Fizemos uma parada prolongada no local, para descanso e lanche reforçado.

Às 13:08, sob um sol esturricante, deixamos o Boqueirão para percorrer o trecho final da travessia. Após passar por uma porteira a trilha segue em ligeiro declive no sentido sudoeste até dar uma guinada para o norte. A partir daí começa uma longa subida, com aproximadamente 5km de extensão. O trecho inicial é mais pesado, ainda mais com o calorão do norte mineiro. A subida vai ficando mais suave, mas o terreno vai ficando cada vez mais complicado. Os afloramentos rochosos dão lugar a uma trilha arenosa, bem pesada. No caminho algumas carcaças de gado ilustravam a dificuldade do trecho.

Avançamos entre trechos de campos e cerrados, com pouquíssima sombra. Às 14:07 cruzamos um pequeno tributário do Rio Preto, mas não havia água corrente. Mais a frente a trilha consolidada é interrompida por uma cerca nova, colocada próxima a um curral e de uma pequena construção. O jeito é contornar pela esquerda, para retornar ao trilho consolidado alguns metros depois. Algumas pessoas saíram de dentro do único cômodo construído, curiosas com aquele bando caminhando debaixo de lua daquelas. Povo doido!

Às 14:51, já com 10.5km acumulados no dia, chegamos ao ponto mais alto dessa longa subida. No horizonte a extensa depressão comum aos tributários do Rio das Velhas. Aproveitamos a pequena sombra de uma árvore para entrar em contato com o Mauro lá de Santa Bárbara, para avisar que chegaríamos um pouco depois do combinado.

Cruzamos uma porteira e a estradinha que dá acesso à sede do ParNa Sempre-Vivas, dando início a uma forte descida. São cerca de 1.5km com muitos afloramentos, cascalho, degraus e rochas expostas, até as proximidades do Curral de Pedras, onde a passamos a seguir uma antiga estradinha bem poeirenta. A descida é puxada e vamos imprimindo uma boa velocidade.

Às 16:04 chegamos ao Córrego do Diogo, o último ponto de água da rota antes do arraial de Curimataí. Aproveitamos para reabastecer nossas garrafinhas, pois quase todas já estavam secas. Depois de um breve descanso voltamos à labuta, dessa vez em terreno mais suave. A estradinha passa a alternar subidas e descidas curtas, até que começam as casas do arraial.

O feriado foi todo de festa em Curimataí, inclusive escutamos a zoada dos shows enquanto descíamos a serra, mas como chegamos tarde encontramos somente o pessoal arrumando as coisas. Chegamos à praça da cachoeira e fomos direto para a cachoeira do arraial, que fica a cerca de 700 metros da rua principal.

Cachoeira de Curimataí

Como não podia ser diferente, o local estava movimentado, com a presença daquela turma do churrasco e do isopor. O fim de tarde foi pra tomar aquele merecido e refrescante banho nas águas do Rio Curimataí. De banho tomado e roupa mais ou menos limpa, o jeito foi colocar o chinelo no pé para cumprir os 700 metros finais de travessia. Às 17:44 retornamos, agora em definitivo, para a Praça da Cachoeira, onde Mauro já nos aguardava com seu carro.

A viagem de volta para Santa Bárbara foi por uma estradinha de terra no pé da serra, em condições medianas. Gastamos cerca de 1h para percorrer os 25km que separam os dois povoados. Depois de ajeitar as coisas no carro, retornamos pra BH praticamente sem parar, chegando a capital no fim do domingo.

Neste dia percorrermos 18,3km, totalizando 47.4km em 3 dias.

DICAS E INFOS:

A travessia é de dificuldade técnica moderada, exigindo atenção no trecho de ataque à cachoeira de Santa Rita e na descida acentuada para Curimataí. É uma rota que exige alguma experiência em acampamentos naturais e condicionamento físico para o transporte de cargueiras e para percorrer longas distâncias. O calor e a escassez de água em alguns pontos fazem com que essa travessia não seja tão simples.

Os pontos de água estão espaçados ao longo da rota, recomendo uma autonomia mínima de 1.5L por pessoas, principalmente nos meses mais quentes do ano. Atente-se para os longos trechos com possíbilidade de não ter água: i) do Córrego Três Paus até Santa Rita; ii) do Córrego Boqueirão dos Campeiros até o Córrego do Diogo.

Para quem busca uma rota mais suave, pode optar por realizar esta travessia em 4 dias, reservando um dia inteiro para o ataque à cachoeira de Santa Rita. A travessia também pode ser realizada no sentido inverso, com alguns ajustes no roteiro.
Sinal de celular da operadora VIVO em algumas partes da rota, como em trechos da subida de Santa Bárbara e na descida para Curimataí.

A travessia possui algumas rotas de escape, considerando o retorno para Santa Bárbara no primeiro ou início do segundo dia. Da metade do segundo dia em diante, deve-se observar a saída via povoado de Santa Rita. Ressalta-se que o povoado não é alimentado por ônibus rural regular, exceto os escolares, e que está bem distante das cidades da região (> 30km).

Da forma como se propõe a travessia, o ideal é acampar na barragem caída e nas proximidades do Rio Preto. A escassez de água em boa parte da serra faz com que poucas áreas sejam interessantes para acampamento.

Ao realizar essa travessia durante a estação chuvosa (out/mai) é preciso ficar atento em relação ao nível dos rios, principalmente o Córrego de Santa Rita e o Rio Preto. Na seca, atenção com os focos de incêndio na região, observamos muitos durante a caminhada.

LOGÍSTICA:

Utilizando como referência Belo Horizonte, a travessia tem início no povoado de Santa Bárbara, distante cerca de 280km da capital, e término no arraial de Curimataí, que fica a 300km de BH. O acesso principal é via BR-135, para Santa Bárbara está totalmente asfaltado, já para Curimataí é preciso enfrentar pelo menos 25km de estradas de terra.

Indo de carro, o ideal é deixar o veículo em um dos povoados e combinar um resgate. O contato do Mauro, que fez nosso resgate, foi repassado pela Pousada Sombra do Espinhaço, que fica no povoado de Santa Bárbara. A ida e a volta pela estrada de terra, que gira em torno de 50km, ficou em R$150.

De ônibus, a viação Transnorte tem linhas regulares para Augusto de Lima e Buenópolis, que são as cidades de referência. Para chegar ao início da travessia, no entanto, é preciso contratar um serviço de táxi nessas cidades. O arraial de Curimataí é alimentado por uma linha de ônibus rural desde Buenópolis. Checar dias e horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário