08/06/2016

Passeio 4x4: Sete Rios e Cachoeira do Bené

Uma das rotas offroad mais conhecidas da Serra do Cipó, a Travessia dos Sete Rios nada mais é do que o antigo trajeto entre Jaboticatubas (sede) e seu pequeno distrito, o povoado de São José da Serra. O trecho tem pouco mais de 28km, desde a praça central de Jabó, sendo 25km de terra.


Powered by Wikiloc


Apesar do nome, o trajeto pela estrada "normal" tem apenas cinco travessias. Para fazer a 6ª travessia é necessário pegar um desvio da estrada principal, para a 7ª é necessário passar por debaixo da ponte, logo antes de São José da Serra.


Passada a época de chuvas fortes em MG, a Giu e eu resolvemos fazer essa travessia em um Grand Vitara sem qualquer vocação para trilha (além do 4x4), com pneus 100% asfalto. Saímos de BH por Santa Luzia e por lá seguimos até encontrar a MG-020, que nos levou direto para Jabó. Uma estrada sinuosa, mas com movimento moderado. Aproximadamente 60km depois chegamos a praça central de Jaboticatubas, onde ocorre, no segundo e quarto sábados do mês, a Feira Raízes do Campo, com produtos agroecológicos de origem local. Uma ótima opção para o café da manhã pré-trilha e também para levar hortaliças e frutas para casa.



Depois de comprar uns lanchinhos para a trilha, começamos a jornada. Saímos da praça sentido São José da Serra e seguimos pela rua JK até começar o trecho de terra, passando reto na primeira bifurcaçao, nesse trecho de asfalto há pequenas plaquinhas indicando a estrada dos Sete Rios. Após uma ponte de concreto começa o trecho de terra, que é muito precário. Muitos buracos e costelas de vaca, então andamos bem devagar. Chegamos a primeira bifucarção (ou seria trifurcação?) e seguimos reto, para logo entrar na primeira à direita, por uma caminho mais estreito que logo chega à primeira travessia.


Nesta época do ano (abril) começa o período de estiagem, com intervalos cada vez maiores entre as chuvas, então o nível do rio estava baixo em todas as travessias, que poderiam ser transpostas até por veículos de passeios. O leito do rio é bem pedregoso, com exceção da última travessia (que não fizemos), o que torna tranquilo a travessia mesmo sem o uso da tração.


Já a estrada dos Sete Rios é estreita em sua maioria, pouco mais larga que a viatura em alguma partes, com galhos salientes. As condições do terreno são até boas, sem muitos buracos e/ou costelas de vaca, mas com tocos e raízes aparentes. Já o trecho de estradão, que cruzamos algumas vezes pela travessia, está em boas condições. A diversão fica por conta dos aclives acentuados sobre uma terra bem fina.


Durante o período da seca (abril/outubro) a travessia dos Sete Rios é um passeio 4x4, com dois desafios: a 6ª e a 7ª travessias. No caso da 6ª, dá pra passar por ela batido, já que é necessário pegar um desvio de 90º à direita na estrada, descendo por um caminho aparentemente abandonado, com muita vegetação crescendo. Há um tronco cruzado no leito do rio que merece atenção. A saída do outro lado não está tão boa como as 5 anteriores, então pneus adequados podem ajudar.



A 7ª travessia fica um pouco antes do centro de São José da Serra, trata-se de abdicar da ponte e passar pelo caminho ao lado. A tarefa não é tão simples, já que, aparentemente, existem pequenos degraus para entrar e sair do rio, além das erosões ocasionadas pela passagem de viaturas. Diferentemente das outras travessias, o solo da última é mais barrento e menos pedregoso.


Durante o período de chuvas e cheia dos rios, a travessia deve se tornar desafiadora, podendo exigir alguma preparação da viatura.


Bônus: Cachoeira do Bené


Depois de um bocado de poeira, nada melhor que se refrescar numa cachoeira. Uma das opções nas proximidades de São José da Serra é a cachoeira do Bené, que já fica no caminho de volta para Jabó. Tem duas maneiras de chegar até ela: saindo de SJS pela Estrada do Bom Jardim (sentido Jabó), logo aparece a primeira entrada. Tem até uma plaquinha que indicava essa entrada, mas que agora manda seguir em frente. O motivo de mudarem a indicação? A subida é pesada para veículos 4x4 sem preparação, trata-se de um aclive acentuado sobre rochas nuas, cascalho solto e pedregulhos, com muitas valas.


Se a primeira opção não for possível, basta seguir pelo estradão por uns 8km até encontrar a próxima entrada para a cachoeira, que também é sinalizada. A estrada é boa para qualquer carro até um aclive acentuado na serra sobre uma terra bem fina, que torna a tarefa difícil para veículos sem tração integral. Na parte alta a estrada está boa, se considerarmos as condições do terreno. É um trecho estreito, que passa por solos arenosos e lajes de pedra antes de chegar ao fim da linha, que é o estacionamento da cachoeira.


O local que serve como estacionamento conta com dois banheiros (masculino e feminino) e um bebedouro. Pagamos R$15/pessoa para curtir a cachoeira, que fica em propriedade privada. A trilha leva pouco mais de 5 minutos, logo estamos no poço bem aconchegante da cachoeira, que fica bem bonita na parte da tarde, quando o Sol bate de frente.



O poço é praticamente uma piscina, bem tranquilo de entrar e pouco profundo. Dá pra subir pela lateral da cachoeira até o topo dela. Outra opção é descer pelo leito do rio até um poção que existe a jusante (não sei se a opção é viável devido aos desníveis, mas o poção é bem convidativo).


Curtida a cachu, a volta pra Jabó é bem tranquila, só com alguns aclives e declives acentuados, e trechos com belos visuais da Serra da Lagoa Dourada e do horizonte pros lados de Jabó e Santana do Riacho. O combo Sete Rios + Bené é uma excelente opção de passeio 4x4, que pode se tornar um pouco mais desafiador dependendo da rota escolhida.


DICAS E INFOS:
No geral, é um passeio 4x4 de baixa dificuldade, que exige pouca técnica do condutor, ideal para quem está começando na atividade. Pode ser que no período de chuvas intensas, com a cheia do Rio Jabuticatubas, o trajeto fique mais complicado, principalmente as travessias.


Parece que a 6ª travessia está impraticável para viaturas, fazendo com que a 7ª travessia saia da rota. Se for fazer na seca, é tranquilo de ir sozinho. Há algumas casas pelo caminho.


COMO CHEGAR:
Jaboticatubas está a 60km do centro de Belo Horizonte, seguindo pela MG-020. O trajeto pode ser demorado, já que passa em regiões movimentadas de Santa Luzia. A rodovia está em boas condições, possui algumas curvas fechadas e movimento moderado de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário