21/05/2015

Serra do Gandarela: Cachoeira Viana e Chicadona

BH x Rio Acima: 60km

A 1h de viagem de Belo Horizonte, está a pequena cidade de Rio Acima, muito procurada por trilheiros, seja de bike, moto ou jipe. Na verdade Rio Acima é só um ponto de apoio, as principais trilhas estão perto, mas à leste da cidade, na Serra do Gandarela, região do Alto Rio das Velhas.

Lembro que quando era pequeno costumava passar uns finais de semana e feriados em um sítio na região de Rio Acima, não lembro bem onde. A redescoberta do Gandarela veio bem mais tarde, já na faculdade, precisamente em um trabalho de campo na região. Foi aí que rodei uma boa parte da serra, fiquei sabendo do movimento Águas do Gandarela e da luta do pessoal pela criação de um Parque Nacional na área, para protegê-la da fome insaciável da mineração (a Serra do Gandarela fica em uma região de Minas Gerais conhecida como Quadrilátero Ferrífero, muito rica em minério e onde se concentram muitas minas e cavas de mineração).

No final de 2014 foi aprovada a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, algumas intervenções foram feitas na região, mas o parque continua só existindo no papel. De acordo com os movimentos sociais, na criação do parque ficaram de fora áreas consideradas prioritárias para conservação, que por uma incrível coincidência também são de interesse da mineração.

04/05/2015

Ipoema (Itabira-MG): Cachoeira Alta e do Meio

BH x Ipoema: 90km


Pois é, essa Serra do Espinhaço que não tem fim!


Ipoema é um pequeno e aconchegante distrito de Itabira, na porção extremo sul da Serra do Espinhaço e Serra do Cipó, também faz parte da Estrada Real. Além de perto da capital, Ipoema está ainda mais perto de várias cachoeiras. Quando passei por lá tive o prazer de conhecer a Cachoeira Alta (a mais famosa) e a Cachoeira do Meio, que são temas deste post.